Diretora de Saúde Mental: Daiana dos Santos Gallas
Endereço: Campos Neto, 177 – Senai
Contato: 3632-3102 ramal 3007
Email: sms.saudemental@montenegro.rs.gov.br
A Diretoria de Saúde Mental é a diretoria responsável pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), estrutura organizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir atenção integral às pessoas com sofrimento psíquico ou transtornos mentais, incluindo aquelas afetadas pelo uso prejudicial de álcool e outras drogas. Construída sob os princípios da territorialidade, cuidado em liberdade e integralidade da assistência, a RAPS articula diferentes pontos de atenção para assegurar acolhimento, acompanhamento contínuo, tratamento e reinserção social. No município de
Montenegro, a RAPS é composta por um conjunto de serviços que se complementam e se articulam para atender as diversas demandas de saúde mental da população.
SERVIÇOS QUE COMPÕE A DIRETORIA DE SAÚDE MENTAL
Ambulatório Multidisciplinar de Saúde Mental (AMENT): O Ambulatório Multidisciplinar de Saúde Mental (AMENT) é o serviço de atendimento em saúde mental, habilitado pelo Ministério da Saúde em 2018, responsável pelo cuidado multidisciplinar de pessoas com transtornos mentais moderados, suporte e ações de matriciamento junto à Atenção Primária.
Endereço: Campos Neto, 177 – Senai
Contato: 3632-1342
Email: sms.ament@montenegro.rs.gov.br
Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II): O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) é o serviço de atendimento em saúde mental, habilitado pelo Ministério da Saúde em 2007, com base comunitária, responsável pelo cuidado multidisciplinar de pessoas com transtornos mentais graves, severos e persistentes, bem como usuários de álcool e outras drogas.
Endereço: Bruno de Andrade, 1847 – Timbaúva
Contato: 3632-5317
Email: sms.caps@montenegro.rs.gov.br
Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSIJ): O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSIJ) é o serviço de atendimento em saúde mental, habilitado pelo Ministério da Saúde em 2024, responsável pelo cuidado multidisciplinar de a crianças e adolescentes com sofrimento psíquico e transtornos mentais.
Endereço: Bruno de Andrade, 1480 – Timbaúva
Contato: 3632-6484
Email: sms.capsij@montenegro.rs.gov.br
Centro de Atenção em Saúde à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CAS TEA): Habilitado pela O Centro de Atenção em Saúde à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CAS TEA) é o serviço responsável pelo atendimento multidisciplinar para pessoas com TEA, habilitado pela SES/RS em 2025. O serviço faz parte do Programa TEACOLHE, servindo de referência regional para atendimentos dessa população.
Endereço: Ricardo Jahn, 320 – São Paulo
Contato: 3632-6691
Email: sms.castea@montenegro.rs.gov.br