O projeto Poesia em Movimento premiou, nesta terça-feira, os vencedores entre 584 trabalhos inscritos. Os poemas selecionados por uma comissão serão afixados nos ônibus da Vimsa, que circulam pela cidade.
A 13ª edição do projeto é uma parceria entre Prefeitura Municipal, Tasca Produções e Vimsa e agora está oficialmente no calendário anual de eventos, de acordo com lei municipal.
A premiação ocorreu no dia em que a Biblioteca Pública Hélio Alves de Oliveira comemora 76 anos. O prefeito Gustavo Zanatta, a diretora da Biblioteca, Ana Valdeti Martins, a secretária de Desporto, Cultura e Turismo, Dani Boos, e o representante da Tasca Produções, Gerson Tasca, explicaram os objetivos da premiação e parabenizaram os vencedores.
“É um projeto que valoriza quem escreve e oferece aos usuários do sistema de transporte público uma oportunidade de leitura”, disse o prefeito.
As escolas que tiveram mais alunos premiados foram o Colégio Paulo Ribeiro Campos, na zona urbana, com 161 poesias; e Escola Maria Josepha Alves de Oliveira, na zona rural, com 50. No final, o aniversário da Biblioteca foi celebrado com um bolo.
OS VENCEDORES
- Escola Estadual AJ Renner: Luiza Eduarda da Silva e Silva e Renata Rodrigues Grünewald
- Escola Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos: Àgata da Silva Lang, Anna Júlia Costa de Souza, Andryelle Mello, Bianca Vianna, Dionatha B. da Cruz, Isaac David Silva Lopez, Larissa dos Santos da Silva, Larissa Moura, Luís Gustavo Rodrigues de Campos, Mateus da Conceição de Souza, Monique Valentine da Silva, Samuel Duarte, Thayline Lopes Costa e Vitória Amaral Correa.
- Colégio Sinodal Progresso: Helena Ramos Keller, Mariana Zimmer Fauth, Mathias Hartmann e Sofia Vargas da Silva.
- Escola Estadual Dr. Jorge Guilherme Moojen: Eduarda de Lima Cheron, Helen Eduarda dos Santos de Araújo e Ketlyn Roberta de Oliveira Kochenborger.
- Escola Estadual Delfina Dias Ferraz: Alicia Schallenberger Machado, Francine Melo da Motta, Gabriele Wiederkehr Wilpert, Lucas Gabriel Pacheco e Ryana Iasmin Viegas Frank.
- Escola Municipal Maria Josepha Alves de Oliveira: Andrielle Ferreira da Silva, Gian Artur Farias da Silva e Maria Esperanza Albarez.
- Escola Municipal Adolpho Schüler: Vitória Luiza Samisla
- Escola Municipal Pedro João Müller: David Edu da Motta, Lavínia Gomes Ferreira (2 poesias selecionadas) e Micaella Luíza de Vargas.
- Escritores Montenegrinos: Célia Geneci Ávila e Flávio Patrício Oliveira Vargas (2 poesias selecionadas).
- Comunidade Montenegrina: Gabriel Paim Lampert.