A Secretaria Municipal de Educação de Montenegro está presente na Expointer, um dos maiores eventos agropecuários da América Latina, realizado nesta semana no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Estudantes e professores das escolas do campo apresentam projetos desenvolvidos a partir das vivências e potencialidades do meio rural.
Nesta quarta e quinta-feira, representantes das Escolas do Campo do município participam do espaço Experiências Exitosas, da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag). A iniciativa permite compartilhar práticas pedagógicas que relacionam o currículo escolar às características dos territórios e das comunidades rurais.
Entre os trabalhos apresentados, estão os projetos “Kombucha” e “Extrato Pirolenhoso”, da EMEF Pedro João Müller; “Cavalo Crioulo”, da EMEF Etelvino de Araújo Cruz; e “O Sentinela dos Pampas”, da EMEF Dona Clara Camarão.
Segundo a secretária municipal de Educação, Dauana Oliveira, a participação é motivo de orgulho para Montenegro. “Estamos promovendo e divulgando o trabalho destas escolas, que sempre buscam resgatar e valorizar o meio onde estão inseridas”, destaca.
Para os estudantes, a Expointer também representa uma oportunidade de aprendizado e protagonismo. A participação dá visibilidade ao trabalho desenvolvido nas comunidades rurais e evidencia a riqueza dos saberes construídos nas escolas do campo de Montenegro.