A Comunidade Evangélica de Campo do Meio realizou, neste domingo, a 17ª Festa da Bergamota Montenegrina. A mostra de frutas contou com a participação recorde de 189 produtores de toda a região e a qualidade do que foi exposto sinaliza para uma grande safra.
Os três grandes vencedores deste ano são de Campo do Meio, justamente a localidade onde surgiu a primeira muda dessa variedade, em 1940, na propriedade de João Edvino Derlam. O primeiro lugar ficou com Marcos Gerhardt; o segundo com Aurélio Gerhardt; e o terceiro com Maribel Gerhardt. Luiz Roberto Derlam, de Faxinal, ficou com a 4ª colocação e Jaime Kochenborger, de Lajeadinho, com a 5ª. A entrega da premiação ocorrerá hoje, ao meio-dia.
O prefeito Gustavo Zanatta participou da abertura. “Esta festa é mais que um evento. É uma vitrine do que produzimos com excelência, dedicação e orgulho”, afirmou. Ele ressaltou os diferenciais da bergamota Montenegrina: “o sabor, a doçura, a coloração e, sobretudo, o cuidado de quem planta, colhe e entrega esse produto ao mercado”.