
Em comunicado enviado à Secretaria Municipal da Saúde, o governo do Estado informou que a vacina bivalente contra a Covid-19 deve ficar disponível para todos os grupos prioritários. Em Montenegro, a aplicação começa amanhã, quinta-feira. Até então, somente pessoas com idade a partir dos 60 anos estavam sendo atendidas.
A bivalente é uma versão atualizada da vacina tradicional (monovalente) usada na campanha que teve início em 2021. Ela foi elaborada com base na variante original do coronavírus (o SARS-CoV-2) e na variante Ômicron, que é, atualmente, a de maior circulação.
A aplicação da bivalente ocorrerá na Secretaria Municipal da Saúde, das 8h às 18h, e na UBS Centro, na Rua Ramiro Barcelos, das 7h30 às 17h30. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou pela dose única. A última aplicação deve ter sido feita há, pelo menos, quatro meses.
A Secretaria Municipal da Saúde continua recomendando que as pessoas que não fazem parte do grupo prioritário completem o seu esquema vacinal com os imunizantes tradicionais. Estas doses são oferecidas em paralelo à vacinação bivalente. No Estado, a vacinação com dose bivalente deve contemplar 3,4 milhões de pessoas.
Quem tem direito à vacina bivalente
- Idosos de 60 anos ou mais de idade;
- pessoas vivendo em instituições de longa permanência para idosos, abrigos e residenciais inclusivos (a partir de 12 anos de idade), assim como os trabalhadores desses locais;
- pessoas imunocomprometidas com mais de 12 anos;
- indígenas, ribeirinhos e quilombolas com mais de 12 anos;
- gestantes e puérperas;
- trabalhadores da saúde;
- pessoas com deficiência permanente com mais de 12 anos;
- população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas;
- funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.