
Na manhã desta sexta-feira (27), o prefeito em exercício, Cristiano Braatz, assinou o Projeto de Lei nº 05/2023 que autoriza o Executivo a implementar, no município, o Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e de Educação Popular em Saúde (PMPICEPS). A iniciativa foi assinada no gabinete do prefeito, com a presença da secretária municipal de Saúde, Andreia Coitinho, e será enviada para a Câmara Municipal de Vereadores para aprovação.
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), denominadas assim pelo Ministério da Saúde (MS), são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Dentre essas práticas estão Acupuntura, Homeopatia, Musicoterapia, Quiropraxia, Reiki, entre outras tantas. De acordo com a secretária da SMS, alguns postos já oferecem alguns desses serviços para o cidadão. Segundo ela, as PICS são um desejo da comunidade local há muitos anos. “É uma demanda que surge sempre nas conferências municipais de saúde”, enfatiza.
O prefeito em exercício destaca a importância desse projeto para auxiliar a população que necessita desses serviços. “São práticas que trazem benefício para saúde mental, para pacientes com dor crônica, entre outros”, enfatiza. Cristiano também comenta que evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.