Desde o ano passado, o programa “Farmácia Solidária” vem ampliando a oferta de medicamentos para a população montenegrina. Além dos remédios que já são oferecidos na Secretaria de Saúde, agora um comprimido que uma pessoa não usa mais pode ajudar outra.
Funciona assim: quem tem um medicamento em casa e não foi preciso tomar toda a caixa, pode entregar o restante na sede da Secretaria. A equipe técnica avalia questões como prazo de validade, por exemplo, e faz a triagem e estoque do material. Quando outra pessoa vai pedir um remédio e este não consta na lista da rede pública, aquele medicamento doado pode ser então distribuído, com todo o controle necessário.
O prefeito Gustavo Zanatta esteve na Secretaria nesta semana e conversou com a secretária Andréia Coitinho, que garantiu o bom funcionamento do “Farmácia Solidária”. Para o prefeito, a iniciativa tem muitos aspectos para serem elogiados. “O programa aumenta a oferta de medicamentos de uma forma solidária, onde a comunidade se ajuda. Além disso, há o aspecto ambiental, porque os remédios não podem ser descartados de qualquer jeito”, avalia Zanatta.