Com vestidos de prenda ou bombachas, os alunos e professores da rede municipal de ensino também comemoram a Semana Farroupilha e exercitam o tradicionalismo e suas principais manifestações na prática. Por meio de horas cívicas e atividades artísticas, as instituições de ensino difundem comportamentos, costumes e heranças que ajudaram a construir a identidade e a história do sul do Brasil.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Ciglia da Silveira, todas as escolas organizaram espaços onde são apresentadas as diferentes manifestações artísticas e culturais, com o objetivo de preservar a força da nossa tradição. “As apresentações são variadas, com danças típicas, declamação de poesias, entoação do Hino Rio-grandense e as rodas de chimarrão”, detalha Ciglia. “Com muita música e alegria, vivemos mais uma Semana Farroupilha.”
Na maioria das escolas, ocorrem oficinas sobre o folclore, o aprendizado de como se faz um gostoso chimarrão, receitas, práticas e indumentária característica do povo gaúcho. “É importante que as crianças recebam estas informações para introduzir hábitos e conceitos que serão importantes no seu desenvolvimento e na socialização”, conclui a secretária de Educação.