
A Escola SESI de Ensino Médio Heitor José Müller, foi criada e é mantida pelo Serviço Social da Indústria. As Tecnologias da Informação e Comunicação são trabalhadas em sala de aula, auxiliando no processo de formação e incentivando a pesquisa, incluindo a robótica.
Desde 2017, uma equipe trabalha permanentemente em projetos com robôs. A equipe “Mont”, portanto, vai trocando os componentes à medida em que alguns alunos concluem os estudos, e outros iniciam.
Em 2023, a Escola irá competir na FRC (First Robotic Competition), e na FLL (First Lelo League) em Brasília, no mês de março. Os melhores projetos, se classificam para a etapa mundial, em Houston, USA.
A vice-diretora, Lívia Nunes, explica que várias ações podem ajudar os jovens pesquisadores. “Em breve, estaremos na Praça Rui Babosa, arrecadando alimentos, e em troca as pessoas vão ganhar números para sorteio de uma rifa. As empresas também podem doar materiais diretamente na escola, como plásticos, metais, ferramentas. É um apoio à ciência”, reforça a vice-diretora.
A aluna Rafaela Tochetto, destaca que a equipe não abre mão de levar os símbolos de Montenegro pode onde passa. “Nossos materiais sempre reforçam a identidade com nossa cidade. Temos orgulho de representarmos o município e ser a primeira equipe de FRC do vale do Caí”, diz Rafaela.
O prefeito Gustavo Zanatta esteve na escola na última semana e acompanhou de perto a preparação dos alunos. “É muito interessante ver esta garotada trabalhando em projetos de inovação com tecnologia e robótica. Desejo muito sucesso nas competições”, disse o prefeito.