O vice-prefeito de Montenegro, Cristiano Braatz, que acumula o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico, e a responsável pela Sala do Empreendedor, Lisi Oliveira, estão em Brasília, nesta semana, participando da 3ª edição do Transformar Juntos. O evento é realizado pelo Sebrae Nacional, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal. Do Rio Grande do Sul, são apenas 53 cidades representadas, participantes do programa Cidade Empreendedora.
Um dos momentos de destaque da programação foi o painel “Simplificar para Transformar”, com foco na redução da burocracia e na agilização e até dispensa de processos de alvarás e licenciamentos que, muitas vezes, causam a perda de empreendimentos de baixo impacto. Cristiano lembra que a Administração de Montenegro vem enfrentando esta questão com disposição e coragem. “Desde que assumimos, reduzimos sensivelmente o tempo de espera por estes documentos e liberamos dezenas de segmentos da Economia de amarras que prejudicavam o empreendedorismo”, ressalta.
Com foco na liberdade econômica, a programação é também uma oportunidade de trocar experiências exitosas desenvolvidas em todo o país. “A simplificação dos processos de abertura, legalização e produtividade para pequenos negócios é real em nossa cidade. Contudo, nossa intenção é continuar evoluindo”, afirma Cristiano.
O vice-prefeito faz coro a uma declaração do presidente do Sebrae, Décio Lima. “Quem tem paixão, quem tem causa constrói resultados incríveis. Esse é um momento de coragem, não só de fala, mas de números que definem o trabalho realizado”, conclui.