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Diretoria de Assistência Social e Cidadania

LEILA ROSANE MACHADO TERNES

 

Email: smhad.dasc@montenegro.rs.gov.br

Fone: (51) 3632 9133 / (51) 3632 3715

 

A Diretoria de Assistência Social e Cidadania tem como objetivo garantir ao cidadão o direito à família, à infância, à adolescência, à velhice, à inserção no mercado de trabalho, à reabilitação profissional e à integração comunitária e social.

Ao Diretor da Diretoria de Assistência Social e Cidadania compete:

I - trabalhar junto com a sociedade civil e organizações não-governamentais

no desenvolvimento de projetos e ações capazes de atender as necessidades básicas da população;

II – coordenar a manutenção de convênios com órgãos governamentais e/ou entidades, visando assistir a população, na sua área de atuação;

III – elaborar programas de assistência social à população econômica e

socialmente dessassistida, visando prevenir e sanar os desajustes sociais, bem como executar os serviços respectivos;

IV – implantar e desenvolver programas de promoção social, ação comunitária

e assistência social, direta ou indiretamente, destinados a indivíduos, grupos ou população socialmente carente;

V – estudar, elaborar e executar programas de assistência à maternidade,

infância, menor e idoso que, por suas condições sócio-econômicas, não têm acesso aos meios normais de desenvolvimento;

VI – manter estabelecimentos para atender menores carentes, visando sua orientação e recuperação social;

VII – efetuar atendimento a indigentes;

VIII – realizar pesquisas sobre recursos da comunidade que possam ser utilizados no socorro e assistência a necessitados;

IX – promover o atendimento ao usuário da Política Municipal de Assistência

Social;

X – viabilizar e oportunizar programas e projetos ligados à Políticas Públicas;

XI – promover palestras, seminários e conferências em assuntos relacionados à Política de Assistência Social;

XII – prestar informações em processos que se refiram às atividades do Departamento;

XIII – fiscalizar a utilização do material, equipamentos e utensílios, bem como zelar pela guarda e conservação dos mesmos;

XIV – promover apoio e assessoria aos Conselhos Municipais de Assistência Social e do Adolescente;

XV – viabilizar e oportunizar assessoria ao Conselho Tutelar e entidades da rede de Assistência Social;

XVI – executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas pela autoridade superior, dentro da sua competência.

 


CHEFE DE SEÇÃO DE COORDENAÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIAS SOCIAL - CRAS

-

 

Email: cras@montenegro.rs.gov.br

Fone:  (51) 3649 1110 / (51) 3649 4564

 

A Seção de Coordenação do Centro de Referência em Assistência Social - CRAS tem como objetivo buscar as áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, disponibilizar à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.

Ao Chefe de Seção de Coordenação do Centro de Referência em Assistência Social - CRAS compete:

I - destinar à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência;

II - fortalecer os vínculos familiares e comunitários;

III - promover aquisições sociais e materiais às famílias, com o objetivo de fortalecer o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades;

IV – articular o CRAS com a rede socioassistencial;

V – articular o CRAS com as demais políticas públicas;

VI – monitorar as ações desenvolvidas no CRAS;

VII – coordenar reuniões periódicas com os profissionais estagiários e funcionários, para analisar e avaliar as atividades desenvolvidas no CRAS;

VIII – coordenar e acompanhar a metodologia de trabalho com famílias, grupos de famílias e a comunidade, no território de abrangência do CRAS;

IX – mapear, articular e potencializar a rede no território de abrangência do CRAS;

X – reunir-se com a Diretoria do Departamento de Assistência Social e/ou

Secretário Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania para discutir e planejar as atividades, serviços, projetos e programas desenvolvidos no CRAS;

XI – zelar e organizar o material de trabalho (computadores, móveis, telefones, material de expediente), bem como a estrutura física do CRAS;

XII - executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas pela autoridade superior, dentro da sua competência.

 


SEÇÃO DE COORDENAÇÃO DO CENTRO DE REFERENCIA ESPECIALIZADA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CREAS

VERA SIRLEI SCHERER

 

Email: smhad.creas@montenegro.rs.gov.br

Fone: (51) 3649 1480


A Seção de Coordenação do Centro de Referência Especializada em Assistência Social - CREAS é responsável pela oferta de atenções especializadas de apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos.

Ao Chefe de Seção de Coordenação do Centro de Referência Especializada em Assistência Social CREAS compete:

I - fortalecer as redes sociais de apoio da família;

II - contribuir no combater a estigmas e preconceitos;

III - assegurar proteção social imediata e atendimento interdisciplinar às pessoas em situação de violência visando sua integridade física, mental e social;

IV - prevenir o abandono e a institucionalização;

V - fortalecer os vínculos familiares e a capacidade protetiva da família;

VI - ofertar acompanhamento técnico especializado desenvolvido por uma equipe multiprofissional, de modo a potencializar a capacidade de proteção da família e favorecer a reparação da situação de violência vivida;

VII - executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas pela autoridade superior, dentro da sua competência.

 

Prefeitura Municipal de Montenegro (RS)
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Horário de atendimento: 08:00 - 12:00 e 13:30 - 16:30
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