• Vista do Mirante do Morro São João
  • Parque Centenário
  • Cais do Porto
  • Vista do Mirante do Morro São João
  • Museu Histórico Nice A. Schuler
  • Estação da Cultura
  • Cais do Porto
  • Chafariz Parque Centenário

Editorias
Sexta-feira, 27 de Março de 2020 21:00

Tudo o que você precisa saber sobre o Coronavírus no Brasil

Coronavírus Coronavírus

Com o avanço do novo Coronavírus, que começou a se espalhar em Wuhan, na China, e passou a ser transmitido em ritmo acelerado em outros países e continentes, o mundo está em estado de alerta - ainda mais após a declaração de situação de pandemia, decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

Por ser uma doença nova, ainda há muitas dúvidas sobre a disseminação, sintomas, cuidados e cura da Covid-19. Abaixo seguem as respostas para as principais perguntas sobre o tema de acordo com os canais oficiais da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, do Ministério da Saúde e da OMS. Confira:

 

O que é Coronavírus?

O Coronavírus vem de uma família de vírus que provoca infecções respiratórias. No momento, o mundo passa por uma pandemia do novo Coronavírus, que teve início em 31 de dezembro de 2019 na China e passou a ser transmitido pelo mundo todo. O Coronavírus provoca a doença que leva o mesmo nome, ou Covid-19.

Conhecidos desde meados de 1960, os Coronavírus costumam causar doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Contudo, alguns podem causar doenças graves com impacto em termos de saúde pública, como o que está sendo transmitido agora.

 

Quais são os principais sintomas do Coronavírus?

Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado. Em alguns casos, podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

 

 

Sintomas comuns:

 

Sintomas graves:

 

Coriza

Febre alta

Tosse

Pneumonia

Cansaço

Insuficiência respiratória aguda

Dor de garganta

 

 

Os sintomas podem aparecer entre 1 e 12 dias após a exposição ao vírus.

 

O que é o “período de incubação”? Quanto tempo dura no caso do Coronavírus?

Esse é o intervalo entre a data de contato com o vírus até o início dos sintomas. No caso do Coronavírus, esse período pode durar de um dia até duas semanas.

 

Como acontece a transmissão? Aperto de mão, beijo e abraço podem passar o vírus?

O vírus causador da Covid-19 pode se propagar por meio de gotículas do nariz ou da boca via tosse ou espirro. Ainda há estudos que avaliam se a doença pode ou não ser transmitida pelo ar.

 

Por enquanto, o que se tem certeza é que a transmissão ocorre por contato com:

 

- Gotículas de saliva;

- Espirro;

- Tosse;

- Catarro;

- Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão com pessoa infectada;

- Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

 

Dessa forma, aperto de mão, beijos e abraços, normalmente usados para cumprimentos, pelos brasileiros, devem ser evitados.

 

 

Existe vacina para prevenção ao Coronavírus?

Até o momento, não. No entanto, há esforços de cientistas ao redor do mundo, incluindo no Brasil, que já iniciaram pesquisas para desenvolvimento de vacina. Ainda é precoce indicar se e quando ela estará disponível.

 

O Coronavírus pode matar?

Em caso de complicações da infecção, como por exemplo, insuficiências respiratórias, o óbito pode ocorrer. No entanto, a maioria dos casos não leva à morte.

 

Como se prevenir? Como higienizar o corpo, objetos e ambientes?

 

Lave bem as mãos com água e sabão, incluindo dedos, unhas, punho, palma e dorso, por 20 segundos e seque, preferencialmente, com toalhas de papel descartáveis.

 

Na falta de água e sabão, use álcool em gel para higienizar as mãos. O mesmo produto pode ser utilizado para limpar e objetos pessoais ou de uso coletivo, como celular, teclado, maçaneta, etc.

 

Ao espirrar ou tossir, cubra o nariz e boca com um lenço descartável ou com o antebraço.

 

Evite aglomerações, assim como deslocamentos e viagens, principalmente se estiver doente.

 

Mantenha os ambientes bem ventilados.

 

Evite tocar o rosto com as mãos sem lavá-las.

 

Para a limpeza doméstica, dê preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

 

Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas para que seja feita a higienização à parte. Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

 

O que fazer em caso de sintomas? Devo ir ao hospital?

Em caso de suspeita de Coronavírus, o Ministério da Saúde recomenda evitar ao máximo sair de casa. O paciente só deve procurar o serviço de saúde quando houver problemas mais sérios que necessitem de cuidados especiais, como dificuldade para respirar.

 

Na maioria do caso, o recomendado é:

 

- Repouso;

- Evitar ao máximo sair de casa e ter contato com outras pessoas para não transmitir o vírus;

- Hidratação (ingestão de bastante água e líquidos);

- Uso de medicamentos para dor e febre (antitérmicos e analgésicos); uso de umidificador no quarto; tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.

Atenção: A OMS recomenda não usar ibuprofeno para tratar Coronavírus – COVID-19

 

Como é feito o diagnóstico do COVID-19?

O diagnóstico é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz). O procedimento deve ser realizado em uma unidade de saúde.

As amostras são encaminhadas com urgência para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), definido pelo Ministério da Saúde para cada região.

 

Quais os cuidados em caso de isolamento domiciliar?

Nessa condição, quando há recomendação médica para isolamento domiciliar, o paciente deve ser mantido em casa, recebendo cuidados como hidratação e repouso. Os familiares devem tomar as precauções já indicadas, como evitar compartilhamento de objetos pessoais, contatos com secreção do paciente e higienização constante das mãos e do ambiente.

 

O que pessoas que tiveram contato com pacientes suspeitos devem fazer?

Valem as dicas básicas de cuidados de prevenção e prestar atenção em eventuais sinais ou sintomas.

 

 

Existe cura para o Coronavírus?

Os pacientes que estão com a doença devem receber tratamento que alivia os sintomas. Nos casos em que a pessoa está com uma forma mais grave da doença, é necessário hospitalização, de acordo com a OMS.

 

Leia também
Prefeitura Municipal de Montenegro (RS)
CNPJ 90.895.905/0001-60
Rua João Pessoa, 1363 CEP 95780-000
Horário de atendimento: 08:00 - 12:00 e 13:30 - 16:30
Fone (51) 3649 8200 - Atualização do Site (51) 3649 8202