• Estação da Cultura
  • Museu Histórico Nice A. Schuler
  • Cais do Porto
  • Cais do Porto
  • Vista do Mirante do Morro São João
  • Parque Centenário
  • Chafariz Parque Centenário
  • Vista do Mirante do Morro São João

Turismo


PONTOS TURÍSTICOS

 

 

Belas paisagens aguardam você em Montenegro. Nesta página você pode ver algumas imagens dos seus principais pontos turísticos.                                        No final da página está disponível para download o arquivo com a  lista de todos os locais para hospedagem no município.


             
CAIS DO PORTO

 

Cais do Porto

 

Inaugurado em 7 de setembro de 1904, o porto da cidade sobre o rio Caí era ponto de desembarque das famílias de imigrantes que vinham de Porto Alegre em direção às novas colônias. A obra que nos legou Álvaro de Moraes, serve de orgulho aos montenegrinos, não só pela utilidade incontestável como pela beleza que representa.

 

Hoje, os adeptos de caminhadas e matiadas utilizam a infra-estrutura do Cais do Porto. Ele recebeu bancos , quiosques e calçadão em quase toda a sua extensão. O rio Caí, considerado um cartão postal da cidade, também é o atrativo para os desportistas que praticam jet ski e canoagem.

 

Localização: Rua Coronel Álvaro de Moraes

 



MORRO SÃO JOÃO

 

 
Morro São João
 

 

 
 

O Morro São João é avistado de longe pelos que chegam ao município. Localizado no centro da cidade, possui uma estrada de acesso e dois mirantes. Diz a lenda que o Morro é um gigante adormecido.

 

Localização: estrada Cláudio Kranz



ESTAÇÃO DA CULTURA

             

Estação da Cultura

 

Inaugurada em 1909, a estação Ferroviária de Montenegro foi ponto de referência das mais importantes rotas comerciais do Estado no começo do século. Foi através dela que, depois de 30 anos de transporte ferroviário, trens vindos de Santa Maria, Uruguaiana e dos Estados do Paraná e São Paulo puderam finalmente atingir a capital gaúcha.

 

No ano de 1940, o prédio passou por grandes modificações arquitetônicas, ganhando inclusive o segundo pavimento. Com o apoio da Copesul, a Estação, ganha uma reforma completa, com reforço na estrutura, pintura, modernização das instalações elétricas e hidráulica, reparos arquitetônicos e no paisagismo que darão uma nova vida a um marco na história do transporte comercial gaúcho. Hoje, conhecida como Estação da Cultura, abriga a Pinacoteca Municipal Ênio Pinalli, que oferece exposições diferentes a cada dois meses, exposições extramuros, oficinas de educação do olhar e história da arte e mediações.

 

 

Localização: Rua Osvaldo Aranha 2215, Bairro Ferroviário

                                                 

  

                                  

PARQUE CENTENÁRIO

                    

 
Lago no Parque Centenário
 

             

 

O Parque Centenário (Parque Municipal Erni Carlos Heller) é um espaço dedicado ao lazer e à prática de esportes, contando com 11 hectares de área natural. Tem uma infra-estrutura composta de playground, lagos, quadras de esportes (futebol, basquete e vôlei), pista de skate, pista de atletismo, ginásios, restaurante e estacionamento. É considerado um grande centro de confraternização onde freqüentemente realizam-se feiras e espetáculos ao ar livre, entre eles o Natal no Parque e a Festa Municipal.

Localização: Rua Ibiá, s/n - Bairro Centenário


                               

 

    USINA MAURÍCIO CARDOSO

 

                                                                                Usina Maurício Cardoso


          Não há registro da data de construção da Usina. O local ocupado pela Usina hoje já foi a Praça Borges de Medeiros. A Usina Mauricio Cardoso foi inaugurada em 22 de maio de 1938.

 

 

Capacidade: A usina abastecia Montenegro, Porto dos Pereiras, Porto do Maratá, Pareci Novo e São Sebastião do Caí, com um motor de 600HP da marca Deutx Otto. O motor era movido a gás pobre e acoplado a um dínamo de corrente alternada. Usava como combustível lenha e carvão. Dispunha de dois gasogênios, sendo um para lenha e outro para carvão.

 

 

 

 

Antigos moradores locais contam que a construção tremia quando as máquinas funcionavam, parando somente aos sábados para a limpeza geral. A parada definitiva ocorreu em 1º de novembro de 1955, quando a Prefeitura firmou contrato com a CEEE, passando a administração da Usina e o fornecimento de energia à cidade para a estatal. Hoje na Usina funciona como sede da Câmara de Vereadores e sedia diversos eventos artísticos e culturais.

 

Localização: Rua Coronel Álvaro de Moraes, 1515
 
                           

 

                       AEROCLUBE MUNICIPAL   


                                    

                  Aeroclube Municipal


         Localizado na Estrada Cylon Rosa, em uma área verde, o Aeródromo Municipal de Montenegro é referência regional. Inaugurado em 14 de dezembro de 1940, ministra cursos de vôo a vela e é usado por empresários da região e comunidade em geral. O que é voo a vela? O voo velismo ou a prática do voo a vela é a forma mais antiga, silenciosa e harmoniosa que o homem já descobriu de voar. O voo a vela, hoje, é um esporte que pode ser praticado por pessoas de diversas faixas etárias e que tem como objetivo maior, voar pelo prazer de voar.

Fonte: www.aeromontenegro.com.br

Contato: (51) 3632-2659

 


    BALNEÁRIO AFFONSO KUNRATH

 

Balneário Municipal Afonso Kunrath


          O Balneário Affonso Kunrath está localizado na margem do Rio Caí tendo como acesso  a Alameda Oswaldo Wildner. Ele está próximo ao centro de Montenegro. 

 É um lugar aprazível que costuma reunir famílias e grupos de amigos que se divertem banhando-se nas águas do Rio Caí, praticando esporte, confraternizando com um bom churrasco, piquenique ou simplesmente curtindo a sua encantadora beleza natural. 

          Estrutura do local: Área de camping, churrasqueiras, campo de futebol, banheiros e restaurante.


TURISMO CULTURAL


Diretoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Montenegro - DIPAHC


A DIPAHC tem a função de divulgar e contribuir com o desenvolvimento do município. Localiza-se à Rua Osvaldo Aranha, 2215, telefone: (51)3632-1987. Seu horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira das 8h às 12h e das 13h30min às 16h30min. 

 

Arquivo Histórico Geográfico Municipal Maria Eunice Müller Kautzmann: Com acervo da prefeitura, do Cartório Eleitoral e Particular, contempla documentação de 1847 até a década de 1960. Imigração, genealogia e história do município são as pesquisas mais procuradas.


Museu Histórico Municipal Nice Antonieta Schüler: Abriga um acervo que proporciona um olhar ao passado montenegrino, aproximando cada vez mais a comunidade local e os visitantes do processo histórico, valorizando e preservando este importante patrimônio cultural.

 

Museu de Arte de Montenegro: Acervo de escultura, desenho, pintura e vídeo, lança edital anual para compor a agenda do ano seguinte. Oferece diversidade de exposições durante o ano,  oficinas de educação do olhar e história da arte.
E-mail: smec.dipahc@montenegro.rs.gov.br

 


TURISMO RURAL

 


ROTA SABORES E SABERES DO VALE DO CAÍ 

 

 

Rota Sabores e Saberes do Vale do Cai - Logotipo

 

http://www.rotasaboresesaberes.tur.br/


ECOCITRUS - Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí
 

 

 

Histórico da Ecocitrus

 

Em 1990, um grupo de citricultores organizados em uma associação, a Harmonicitrus, iniciou sua participação no projeto PRORENDA agricultura familiar que foi executado no Rio Grande do Sul pela SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) com o apoio da GTZ (Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit/Sociedade Alemã de Cooperação Técnica), que proporcionou um processo de organização de várias comunidades. Começaram a comercializar através das associações, conferindo-lhes uma projeção regional.

Um grupo de 15 agricultores familiares, preocupados com conversão de suas propriedades convencionais em propriedades ecológicas e sustentáveis, constituiu a Associação dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí - Ecocitrus.

A conversão das propriedades colocou os produtores frente a novos desafios, especialmente no que se refere à fertilização dos solos. Em 1995, surgiu a idéia de aproveitar os resíduos orgânicos das indústrias da região para sua compostagem e uso na adubação dos pomares. A associação arrendou (pago em composto) uma área de quatro hectares para a formação das leiras e, após ter passado por todos os critérios de avaliação ambiental, realizados pela FEPAM (Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente), foi criada a Usina de Compostagem de Resíduos agroindustriais.

Como nos dois primeiros anos não havia composto estabilizado, em quantidades suficientes, os agricultores estavam adubando seus pomares com resíduos das propriedades (esterco líquido de suínos, esterco de poedeiras, etc). A partir de 1997, a ECOCITRUS já contava com 21 sócios que iniciaram a conversão de seus pomares utilizando as primeiras cotas de adubos da unidade de compostagem.

Diante das limitações impostas pela legislação de associações (dificuldades na comercialização e industrialização de seus produtos), em 1998, formou-se a Cooperativa denominada de Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí Ltda, que partiu para a aquisição de câmaras frias para o armazenamento de suas frutas. Acabou adquirindo um "packing-house" (beneficiadora de frutas onde se realiza a limpeza, seleção, classificação, embalagem e armazenamento das frutas) através de financiamento bancário.

No ano de 1999 foi feito um projeto, através do Programa Agroindústria Familiar da Secretaria da Agricultura do RS, para a implantação de uma agroindústria de suco e para a melhoria da beneficiadora adquirida anteriormente. O projeto solicitado foi liberado em 2001 através do FEAPER, ano em que foi inaugurada a Unidade da Agroindústria (Filial II).

Todo o processo de gestão da Cooperativa se dá mediante reuniões regulares, nas quais são utilizadas metodologias participativas, como as plenárias mensais dos sócios, e o planejamento anual, onde são discutidos e solucionados os problemas, os investimentos e os projetos da Cooperativa.

Atualmente a Ecocitrus conta em seu quadro associativo com 92 sócios, dos municípios de Montenegro, Harmonia, Tupandi, Pareci Novo, Carlos Barbosa, Barão, Triunfo e São José do Sul, dentre estes, sócios produtores e sócios trabalhadores.

Em março de 2009 foi formado o grupo Eco Mulher, com o intuito de reunir as mulheres da Cooperativa, como sócias produtoras, sócias trabalhadoras, esposas de sócios e interessadas da comunidade para troca de experiências e informações. Isto acontece através das reuniões mensais, viagens para feiras e eventos, além da compra conjunta de alimentos orgânicos.

Os sócios da Ecocitrus contam com uma Equipe de trabalho, os quais são trabalhadores contratados via CLT, este grupo visa auxiliá-los no manejo dos pomares, executando serviços como: podas, roçadas, raleio e colheita da produção.

Há novos projetos sendo colocados em prática, como por exemplo, o da Planta Processadora de Óleos Essenciais e Sucos. A Ecocitrus propôs aos citricultores do Vale do Caí o uso da sua capacidade total de produção dessa planta, formando parcerias na industrialização e comercialização dos produtos oriundos desse processo.

Fruto dessa articulação regional, em 2011, foi criada a COOFRUTAF (Cooperativa dos Fruticultores da Agricultura Familiar do RS), que abrange 21 grupos, cooperativas e associações citrícolas de 13 municípios do Vale do Caí, com a finalidade de processar e comercializar a produção regional de laranjas e bergamotas, transformando-as em sucos e óleos essenciais, agregando maior valor aos produtos da agricultura familiar.

 

 

Contatos:

51 3632 4824

Rua João Pessoa, 457.

E-mail: ecocitrus@ecocitrus.com.br
Site: www.ecocitrus.com.br

 

 

Produtos: farelos, farinhas, flocos de aveia, proteína de soja, sucos de frutas, conservas, vinho ecológico, arroz integral, erva-mate orgânica


Fornecedores: Ecoalternativa, José Tondello, Adega Nobre, João Volkmann, Erva orgânica

 

Horário de atendimento: sábados, das 7h às 12h e às quartas-feiras, das 15h às 21h

 

* Sábados em frente a sede da Cooperativa (Rua João Pessoa, 457, nas margens do rio Caí)

 

CASA DA ATAFONA

 
Casa da Atafona
 

 

Atafonas são "prédios" destinados a produzir farinha de mandioca. Venha conhecer os caminhos da agricultura saudável e a vida de quem acredita que um outro mundo é possível.

Agricultor ecológico, bisneto de imigrantes alemães e um dos fundadores da maior cooperativa de sucos cítrico orgânicos do RS, a ECOCITRUS, a família do seu Martim Maurer é um exemplo de vida. A Casa da Atafona, antiga casa dos seus bisavós, a história da família alemã no RS e a prática da agricultura saudável estão a disposição de todos os que desejam conhecer um pedaço da história do Brasil.

Localização: Santos Reis (entrada para Macega) - Caixa Postal: 1061

A Casa da Atafona oferece almoço típico da culinária alemã, café da tarde (café da colônia) com cucas, roscas de polvilho, schmiers e spritbeer (bebida alemã), caminhadas em trilhas pela propriedade, açude, produção de citrus, roda d¿água, hospedagem para 45 pessoas.

 

Atendimento somente mediante reserva antecipada para grupos mínimos de 10 pessoas.

 

Contato:

(51) 3501-1029

(51) 3632-4824 - Horário Comercial



 

PROPRIEDADE DA FAMÍLIA STEFFEN

 

 

 
Propriedade da Família Steffen
 

 

 

Localizada em Vapor Velho, a propriedade de Jean Carlo Steffen oferece uma produção ecológica de citrus. Os visitantes pegam suas cestas e fazem a sua própria colheita - "Colha e Pague", além do passeio de jipe mostrando as belas paisagens da propriedade. Está em fase de implantação um museu sobre a história da família. O local oferece citrus em geral, schmiers e doces, bem como local para as refeições.

 

Atendimento somente mediante reserva antecipada para grupos mínimos de 10 pessoas.

 

Contato:

(51) 9933-0334


LAZER E SAÚDE

 

 

BALNEÁRIO LA TOMA

 

Estabelecido em 1980, o balneário La Toma está situado em uma área rural de 50 hectares de matas nativas, campo, açudes e córregos. O La Toma oferece aos seus visitantes uma piscina com 6.424 m2 e 1,55 m de profundidade máxima, sistema de água corrente, semi-tratada e com bar aquático. Em outro ambiente o balneário oferece uma piscina com 600 m2 e 1,20 m de profundidade máxima, sistema de água corrente e tratada.

 

Com cinco açudes para pesca, sendo um pesque-pague, 2 campos de futebol sete, 2 quadras de vôlei, cancha de bocha, restaurante, buffet de sorvete, lancheria, salão de jogos, churrasqueiras, cavalos, pedalinhos, carretilho aéreo e carreta puxada a trator. Para quem deseja se hospedar o balneário La Toma oferece cabanas com banheiro e cozinha para casal, chalés e cabanas com capacidade para até 5 pessoas com quartos, cozinha e banheiro, casa com 3 quartos, banheiro, sala e cozinha, pousada para 60 pessoas com 2 quartos contendo 15 beliches e armários cada, 2 banheiros, cozinha e salão, ampla área de camping com luz, banheiros e churrasqueiras.

 

Localização: a 11 km da sede do município, com acesso pela RST 287 e RS 122 - Distrito Costa da Serra
Fonte: www.la-toma.com

 

Contato:

(51) 36322471

(51) 36495006

(51) 99810754

E-mail: latoma476@yahoo.com.br

 

 

RANCHO HERANÇA E TERRA

 

O Rancho Herança e Terra é a realização de um sonho em um projeto, e deste projeto em realidade. Inovador por sua estrutura, sua filosofia de trabalho e missão. Idealizado pelos proprietários Diovani da Silva Machado e Fabiane de Oliveira, o Rancho foi inaugurado no dia 20 de setembro de 1999. Com uma área superior a 120.000m², a estrutura atua basicamente nos segmentos de esporte, lazer, saúde e turismo, e está dividida por setores de trabalho. Para estes o Herança e Terra conta com profissionais especializados, assim conseguindo um alto índice de satisfação de nossos clientes.

 

Voltar-se para a natureza em sua essência básica é uma terapia para mente, equilíbrio para o corpo e fortalecimento para o espírito. Neste local você vai encontrar um ambiente tranqüilo, um esporte saudável e sem limite de idade. Aqui seu compromisso é com a natureza.

 

O Rancho Herança e Terra oferece:

-  Aulas de equitação: manejo, preparação e adorno, montaria, alimentação e higiene;

-  Ação e Emoção: Provas de laço ao bezerro, trail, baliza e tambor e estilo country;

-  Estabulagem: alojamento com infra-estrutura completa, acompanhamento de profissionais qualificados, alimentação adequada, exercícios diários, ferragem, higiene e tratamento individual;

-  Passeios a cavalo: sempre acompanhados de profissionais especializados, trilhas ecológicas interna e externa, exercícios para o corpo e passeios à luz da lua.

Localização: Estrada Cylon Rosa, 600

Contato: (51) 9749-9239

 

SPA TOUR LIFE

 

O SPA Tour Life fica em Montenegro, a apenas 50 minutos de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A simpática e acolhedora cidade está situada na zona central do Vale do Rio Caí, uma das regiões mais prósperas do estado. Sua posição geográfica e diversidade produtiva garantem a perfeita integração no processo do Mercosul.

 

O SPA Tour Life e o Centro de Medicina Integrada oferecem tecnologia de ponta associada a terapias e métodos naturais. É o moderno e o milenar trabalhando juntos pela sua saúde. Oferece programas de saúde que desenvolvemos porque sabemos ser importante para o processo de desintoxicação, revitalização e ensinamentos de hábitos saudáveis com bons resultados.

A alimentação natural segue o tipo sangüíneo. Integra a natureza com animais exóticos a um paisagismo harmonioso para que haja interação e este contato proporcione bem-estar e harmonia ao corpo, mente e espírito.

O principal objetivo desse Centro de Longevidade é fazer com que as pessoa levem consigo o que aprenderam durante sua estada, em nível de saúde e estilo de vida.

 

Contato:

(51) 3632 0440

Localização: Rua Buarque de Macedo, 1000

Fonte: www.tourlife.com.br

 

 

Anexos Disponíveis

Prefeitura Municipal de Montenegro (RS)
Rua João Pessoa, 1363 CEP 95780-000
Horário de atendimento: 08:00 - 12:00 e 13:30 - 16:30
Fone (51) 3649 8200 - Atualização do Site (51) 3649 8202